Na hora de investir o seu dinheiro é preciso ter cautela e perspicácia para fazer um bom negócio, sem perder tempo e rentabilidade. Com a instabilidade do mercado financeiro nos últimos anos é fundamental procurar caminhos mais sólidos, que garantem o retorno da aplicação.
Analisar bem as opções e verificar a liquidez das alternativas é tarefa obrigatória de um investidor inteligente. Para expandir seu horizonte de investimentos, hoje vamos apresentar 4 provas de que vale a pena investir em loteamento. Confira!
1. Valorização e segurança do investimento
Dois quesitos sempre procurados por investidores, valorização e segurança são indispensáveis — e é melhor ainda quando estão aliados! No mercado financeiro, ao optar por segurança o investidor normalmente perde rentabilidade no negócio, o que não ocorre com você que investe em loteamentos. Vamos entender isso melhor.
Não há relatos de desvalorização de loteamentos e existem muitas razões para isso. No longo prazo, o seu lote é valorizado por todo investimento do entorno. Com o crescimento das cidades, loteamentos são uma tendência — e a procura por terrenos está sempre em alta, o que não acontece com imóveis já prontos.
A segurança é garantida pela documentação do proprietário do terreno, protegendo os direitos de quem detém um bem durável. Em comparação com a poupança, por exemplo, o terreno não poderá sofrer ação do governo ou do banco.
2. Alta procura mesmo nas crises
Outro item que garante a valorização dos loteamentos é a procura constante no mercado. Leigos pensam que a crise que alcançou o mercado imobiliário é razão para não investir em loteamentos, mas investidores sabem que a recessão é uma excelente oportunidade para esse segmento.
Ao contrário do que acontece com imóveis prontos, adquirir um terreno é mais barato. Por isso, as oscilações do mercado imobiliário aumentam muito a procura por loteamentos, sendo mais uma razão para investir. Como todo mundo sabe que construir é garantia de economia, isso também garante maior liquidez no investimento.
3. Facilidade de financiamento para investir em loteamento
Devido ao preço baixo frente ao mercado imobiliário, o financiamento de loteamentos para a compra é muito mais fácil. Isso faz esse tipo de negócio ser muito mais acessível a uma gama maior de compradores do que apartamentos e casas.
Comprovar renda suficiente sem deixar as parcelas comprometerem uma fração alta dos proventos do comprador é mais fácil. Tudo isso garante que o seu produto seja acessível e de interesse de um público-alvo muito maior, valorizando-o ainda mais.
4. Tributação menos onerosa
Juros de qualquer negociação incidem sobre os valores da transação. Como os preços são menores, as taxas e os tributos serão mais baixos.
O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), como o próprio nome já diz, só incide sobre a área urbana, podendo não ser aplicado ao seu terreno dependendo da localização. Por outro lado, mesmo que você tenha que pagá-lo, seu valor será muito menor.
Um investimento em que a valorização e a segurança são garantidos, com alta procura mesmo nas crises, facilidade de compra e acessibilidade, além de tributação menos onerosa é o sonho de todo investidor. Investir em loteamento é tudo isso!
Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outros conteúdos como este!