Mesmo em tempos de instabilidade financeira, a procura por loteamentos continua em alta. Isso acontece porque a compra e a venda de lotes pode ser um ótimo investimento: os valores são mais baixos do que um imóvel pronto, a valorização do terreno é praticamente garantida e o preço, bem como as formas de pagamento, são acessíveis.

No entanto, é preciso cuidar do orçamento para não transformar o investimento em dívidas. Neste post, vamos mostrar como fazer o planejamento financeiro certo para investir em loteamentos. Confira!

1. Conheça seus gastos

Antes de mais nada, é preciso saber exatamente quanto você gasta por mês e com quê. Para tanto, liste cada uma das despesas da família: comece com despesas fixas, como aluguel, IPTU e internet e continue com as variáveis — como luz, alimentação e lazer.

Isso pode ser feito de maneira simples: utilize um caderno ou uma planilha para anotar todas as saídas do mês e, depois, volte as suas anotações e entenda onde você está gastando demais e, assim, saiba por onde começar a cortar despesas.

2. Mude seu padrão de consumo

Com o diagnóstico financeiro pronto, você já sabe exatamente onde pode estar desperdiçando dinheiro.

Para resolver o problema, faça mudanças de consumo. Essas ações pode começar desde a troca de lâmpadas da sua casa por luzes mais eficientes, passando pela opção de formas de lazer mais baratas e até na adoção do transporte público no dia a dia.

Lembre-se que cortar gastos não significa abrir mão do seu padrão de vida, mas sim equilibrar o consumo da família. Só assim é possível fechar o mês no azul e ainda fazer uma boa reserva para investir em loteamentos.

3. Estabeleça metas

Ter objetivos financeiros claros é uma excelente maneira de se planejar e se manter motivado para continuar poupando. Sua meta pode ser investir em loteamentos e, assim, conseguir um espaço para a construção da casa nova da família ou utilizar o lote como um propulsor de renda, por exemplo.

Para chegar lá, portanto, faça uma projeção de quanto será necessário investir e qual a economia mensal que deverá ser feita para atingir esse valor em um período pré-definido.

É claro que essa meta não precisa ser, necessariamente, o preço total do terreno. Ela pode ser relativa a um bom valor de entrada — o que vai melhorar as condições de um financiamento.

4. Entenda as oportunidades de financiamento

Quando o assunto é imóveis, o financiamento sempre aparece como um modo viável de pagamento. Afinal, não é uma possibilidade real para a maioria dos brasileiros o pagamento à vista de um patrimônio de alto valor.

Mesmo que lotes sejam muito mais baratos que imóveis prontos ou na planta, eles também costumam ser adquiridos por esse meio de pagamento. No entanto, antes de fechar um negócio, faça uma boa pesquisa sobre as condições de um financiamento.

Os principais pontos que você deve levar em conta são o valor da entrada, número de parcelas e as taxas de juros.

Também não se esqueça de considerar o pagamento de impostos, como o IPTU. Este, aliás, pode nem ser cobrado de terrenos e, caso haja a cobrança, ele será bem mais em conta que os demais tipos de imóveis.

Como todos esses valores e condições analisadas, fica mais fácil ter um objetivo financeiro realista e organizar o seu orçamento para investir em loteamentos!

 

Via: Urbamais

SOCIL LOTEAMENTOS

Escritório de Vendas: Rua Paizinho Sabiá, 501- Campo Alegre
Fone: 0800 280 3400 / (88) 3571-3259 

Stand de Vendas:Loteamento Cicerópolis
Rua Manoel Tavares Lopes, 2552 
Frei Damião

Matriz: Rua Santa Luzia, 166 Centro. 
Cep: 63010-227
Fone:(88) 3511-1718 
Juazeiro do Norte - CE

Enviar mensagem

Visite-nos


Ampliar