O setor imobiliário é um dos melhores para quem quer investir com rentabilidade e segurança. No entanto, é preciso ter certeza de que vale a pena apostar no mercado de loteamentos, já que essa é uma das opções mais vantajosas que existem.
Nesse cenário é preciso considerar diferentes fatores, como Produto Interno Bruto (PIB), inflação e desemprego. Esses elementos devem ser relacionados ao mercado imobiliário para você ter mais segurança ao aplicar seu dinheiro nesse investimento.
É por isso que neste post vamos fazer essa análise e, então, indicar uma boa opção de investimentos nesse mercado. Vamos lá?
O cenário econômico em 2018
O setor imobiliário passa por diferentes ciclos. Para 2018 a expectativa é de calmaria e necessidade de fortalecimento do mercado. Depois de alguns anos de crescimento acelerado, atualmente há aumento do endividamento e das taxas de juros, além de baixa oferta de crédito.
Essa situação faz com que as incorporadoras pensem em estratégias para fechar negócios. Essa estagnação, porém, pode ser um período de boas oportunidades. Isso porque os índices econômicos estão com uma expectativa positiva. Veja:
PIB
O governo brasileiro espera uma alta de 2,2% em 2018, segundo o Portal Brasil. Em 2017 o segundo trimestre fechou com alta de 0,2% em comparação com os três primeiros meses do ano conforme o IBGE, em dados divulgados pelo G1.
Já no primeiro trimestre o avanço foi de 1%, resultado significativo e que interrompeu a sequência de dois anos de PIB negativo.
Inflação
Nesse quesito a projeção foi reduzida. Segundo dados do Portal Brasil, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), está em 3,08% em 2017, sendo que antes era de 3,14%. Para 2018 a expectativa foi para 4,12%, apesar de antes ser de 4,15%.
Com isso o consumidor volta a ter poder de compra e pode voltar a investir no mercado imobiliário, inclusive nos loteamentos. É importante mencionar que a Selic, taxa básica de juros da economia, está em 7% para 2017 e 2018.
Desemprego
O nível desse índice atingiu recorde no primeiro trimestre de 2017, chegando a 13,7% de acordo com o IBGE, em dados divulgados pela Folha de S. Paulo. Em números absolutos, já existem 14,2 milhões de pessoas sem emprego.
Esse dado deve melhorar em 2018, conforme análise de economistas feita pela Exame. No entanto, é preciso ver como os resultados ocorrerão, já que o desemprego é um dos últimos indicadores a refletir a crise e também demora mais para apresentar melhora.
O mercado de loteamentos para 2018
O setor imobiliário deve ser melhorado e voltar a ficar aquecido em 2018. As previsões positivas fortalecem esse segmento. Perceba que, com a melhoria da crise, o mercado de bens duráveis e de consumo leve se estabiliza, o que consolida o imobiliário.
A expectativa é que no segundo semestre de 2017 o estoque comece a reduzir e, em 2018, o segmento receba mais investimentos. É nesse momento que você deve se preparar para aproveitar as boas oportunidades.
Entre elas estão os loteamentos, uma modalidade rentável, benéfica e lucrativa, que ainda gera vantagens em relação ao imóvel pronto, como:
Valorização elevada
Os espaços estão cada vez mais reduzidos, o que aumenta a demanda pelos loteamentos. Isso significa que esse tipo de propriedade tem a tendência de se valorizar e a venda pode ser feita por um valor mais alto. Essa questão fica ainda mais evidente quando a região está em crescimento e desenvolvimento.
Liquidez alta
O loteamento tem mais liquidez, ou seja, é vendido mais rapidamente. Isso pode ocorrer porque o valor é mais baixo do que o da construção e também pelo fato de haver uma alta demanda pelos espaços urbanos.
Versatilidade
O loteamento permite executar uma série de projetos diferentes. Você pode apenas mantê-lo para revenda ou agregar valor ao construir um imóvel, por exemplo.
Aumento do patrimônio
A compra do loteamento eleva o patrimônio, que pode aguardar para revenda e ter lucro como investimento. Desse modo, é mais fácil ter acesso a linhas de crédito e negociar investimentos futuros.
Entendeu como está o mercado de loteamentos para 2018? Se você gostou das informações deste conteúdo, aproveite e compartilhe este post nas redes sociais!