Avaliar e adequar o terreno é uma etapa necessária antes de iniciar qualquer obra. Para que as estruturas de base sejam instaladas e o solo seja pavimentado conforme a demanda, o primeiro passo dessa etapa é a terraplanagem,.
A terraplanagem de terrenos consiste no processo de aplainar, ao máximo, os locais que receberão intervenções de projetos civis. Terrenos mais acidentados e com grandes desníveis demandam atividades mais intensas, e mesmo lotes praticamente planos em toda a sua extensão precisam passar por esse processo para serem trabalhados.
Quer entender melhor como fazer a terraplanagem de terrenos? Continue a leitura e confira as 9 dicas que separamos para ajudar você a acompanhar a preparação do seu terreno!
1. Avalie qual tipo de máquina será necessário
Além de fazer parte do plano da obra e pesar no orçamento, o aluguel das máquinas de terraplanagem deve ser bem avaliado para que más escolhas não comprometam o entorno. Máquinas muito pesadas, além do trabalho demandado pelo tipo e pelo tamanho do terreno, podem facilmente danificar calçadas e instalações próximas.
Por isso, é importante conhecer o terreno antes de dar início ao processo da terraplanagem. Muitas vezes, são utilizadas máquinas inadequadas, causando diversos problemas no solo, como assoreamento.
2. Considere usar uma mini carregadeira para pequenos serviços
Máquinas grandes geralmente fazem o trabalho em menor tempo, mas em muitos casos uma máquina mini carregadeira (do tipo Bobcat) é a melhor alternativa para a terraplanagem. Esse é um equipamento que pode ser utilizado em lugares pequenos e estreitos, que ainda reduz custos e mão de obra.
Além disso, essas máquinas causam menos estragos nas calçadas e economizam tempo, pois realizam o serviço mais rapidamente. Podem, ainda, ser usadas em terrenos grandes que necessitam somente de limpeza ou alguns acertos, possuindo mais utilidade se comparadas às máquinas maiores.
3. Não deixe de fazer a compactação do solo com máquinas pesadas em caso de aterramento
Se o lote a ser trabalhado precisar de aterramento, máquinas leves provavelmente não farão o serviço. Sempre que um volume considerável de terra é utilizado para preencher um espaço em declive, apenas máquinas de uso específico para a compactação de áreas maiores são capazes de oferecer o resultado ideal para o terreno.
4. Limpe as áreas onde será feita a terraplanagem de terrenos
Antes de cobrir qualquer área com terra, certifique-se de que toda a vegetação (viva ou morta) e qualquer outro tipo de detritos sejam retirados. Se o aterramento e a posterior compactação forem feitos sem a limpeza, o que for deixado entre as camadas de terra vai formar camadas de instabilidade, tirando do solo sua imprescindível solidez.
5. Atente-se aos terrenos com desníveis para o fundo
Desníveis para o fundo do terreno — ou seja, com a parte mais alta à beira da rua — são casos um pouco mais complicados. Para nivelá-los, é necessário realizar o aterramento dos fundos, que exige a construção de um muro de arrimo ou sustentação. Normalmente, esse muro é feito primeiro, para que depois o local possa ser preenchido por terra e, só então, compactado.
Este processo tende a gerar um custo maior do que quando o desnível está para a frente, e está relacionado de forma direta ao tamanho da área a ser aterrada e ao desnível da mesma. Por isso, atente-se para este detalhe e procure entender qual será o custo de nivelá-lo para a construção.
6. Siga as regras e as limitações do condomínio do terreno
Caso vá construir dentro de um condomínio, principalmente nos casos em que não há outras construções no bloco, é preciso se atentar às regras e limitações do local. Tome cuidado com as marcações do terreno, para que sua obra fique dentro dos limites delas. Normalmente, as marcações feitas com barras de concreto fincadas no solo indicam as divisas que devem ser respeitadas.
7. Contrate profissionais qualificados para fazer a terraplanagem
Por mais nivelado que seja um terreno, ele poderá precisar de terraplanagem. Porém, o que muitas pessoas não levam em consideração é a importância de um profissional qualificado para realizar o serviço — assim, é possível utilizar todas as técnicas corretas para que o terreno fique apto a receber uma obra.
Caso você tenha adquirido um terreno que possui um grande desnível, não se assuste: a terraplanagem pode ser feita em qualquer tipo de terreno. Porém, é preciso ter uma autorização específica para fazer esse serviço. Isso é necessário porque, para qualquer tipo de alteração na topografia original de um local, deve-se ter um projeto de construção aprovado. Então, certifique-se de que está tudo correto antes de iniciar a terraplanagem em seu terreno e evite surpresas desagradáveis!
8. Nunca deixe de pesquisar
Muitas vezes, as obras passam do orçamento e temos que deixar alguns projetos para depois, não é mesmo? Por isso é importante pesquisar! O preço da terraplanagem pode apresentar grandes variações, pois depende do tempo de serviço e de quais máquinas serão necessárias.
Portanto, sempre consulte diversas empresas para se certificar de que fez a melhor escolha. Não se esqueça de também de incluir o valor da terra no orçamento, pois esse é um custo adicional ao serviço de terraplanagem.
9. Verifique a qualidade do serviço realizado
Enfim, você escolheu a empresa e a terraplanagem foi feita e o terreno está pronto para receber a obra. Mas será que o serviço foi realizado com competência? Esse é um ponto importante e que deve ser observado, pois pode comprometer toda a estrutura da sua construção.
Quando a terraplanagem não é executada conforme as normas e as técnicas necessárias, pode provocar problemas no terreno, como deslizamento de terra e até mesmo erosão, comprometendo a obra futuramente. Daí a importância em optar por serviços de qualidade!
Fazer uma boa terraplanagem de terrenos é algo importantíssimo para obras de qualquer porte. Seguindo os passos recomendados por profissionais especializados, como as dicas que elencamos aqui, é possível transformar terrenos que à primeira vista não encantam em grandes lotes prontos para todo tipo de construção.
E você, gostou das nossas dicas sobre a terraplanagem de terrenos? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus seguidores a ficarem por dentro do assunto!