O ano de 2016 pode não estar parecendo o momento ideal para apostar em investimentos, mas a história prova que períodos economicamente difíceis têm sido o berço de negócios frutíferos.
O período de incertezas gera medo de se arriscar, mas muitos investimentos crescem justamente em período de crise e podem se transformar em excelentes oportunidades de multiplicar o dinheiro em um cenário que à primeira vista parece desfavorável. Para aproveitar a oportunidade é importante escolher opções que podem fazer a diferença quando o pior passar e garantir segurança enquanto o momento ainda for instável.
Nesse cenário, o mercado imobiliário atrai investidores com destaque para o segmento de terrenos e lotes. Por existir ainda muitas dúvidas sobre esse tipo de investimento, muitas pessoas voltam o interesse para imóveis tradicionais, como apartamentos, que perdem em vantagem para o investidor nesse momento. Veja por que:
1 - Ter terra é ter segurança
Vem de uma tradição milenar a ideia de que possuir um pedaço de terra é garantir segurança e estabilidade para a família. E esse legado continua verdadeiro até os tempos modernos. O loteamento é um investimento que acompanha o comprador de maneira segurança e rendável ao longo do tempo, tornando-se um patrimônio de garantia e lucro para a família. Esse tipo de investimento é ainda mais seguro dado o momento porque não sofre as alterações do governo, nem efeito estufa ou se afeta com crises (como explicamos melhor no item 3).
2 - Baixo custo e alto retorno
O valor de um investimento em lote é inferior ao de um apartamento ou casa e valoriza-se rápido e constantemente. O tempo nesse caso é seu amigo: a cada ano e quanto mais se desenvolve o entorno e a região do terreno maior é a valorização, ao contrário de bens móveis como carros e motocicletas que vão perdendo o seu valor. O lote também é mais simples e barato de manter, seus custos de conservação são baixos e não envolvem maiores preocupações como construção e taxas condominiais. O momento é favorável para os descontos e comprar mais barato - além de à vista. Financiar agora com as taxas de juros subindo exponencialmente pode não ser boa ideia, por isso o momento e os descontos são ainda melhores para quem tem uma quantia boa disponível.
3 - Demanda sempre constante
A necessidade de habitação e desenvolvimento urbano será sempre constante e cerne do instinto familiar e do planejamento das cidades. São esses investimentos essenciais que fazem a diferença em tempos de crise, em que as pessoas buscam cortar o que é dispensável. Uma alternativa dentro do segmento de loteamentos em que a demanda cresce ainda mais são os lotes empresariais. A necessidade de espaço urbano adequado às empresas cresce na medida em que as cidades se tornam mais impróprias à instalação de grandes estruturas. O crescimento sustentável, realidade dos projetos atuais, pedem das pequenas, médias e grandes empresas por áreas estruturadas e organizadas que empresas como a VTO Polos Empresariais oferecem.
O momento é propício para crescer com a crise, investindo de forma inteligente e lucrando com a oportunidade.