Para vendedores de imóveis e terrenos, o trabalho diário é quase sempre um desafio. A cada momento, nos deparamos com situações em que é preciso muito jogo de cintura, a fim de não perder uma boa negociação. Como dizem: a propaganda é a alma do negócio e, se analisarmos dessa forma, veremos que o profissional das vendas é a peça que determinará se um bem será finalmente comprado. E você, acha que ainda falta alguma coisa para que os negócios alcancem novos horizontes? Saiba agora como melhorar sua apresentação de imóveis e lotes!
Tenha todas as informações sobre o local
Você está partindo para a apresentação sem ao menos ter visitado o terreno ou o local onde o imóvel se encontra? Pois saiba que isso não é o indicado, já que conhecer bem as informações básicas podem ser o diferencial na hora de conversar com um possível cliente. Coloque-se no lugar de um comprador e imagine o que gostaria de saber acerca de um determinado bem. Visite o local, pesquise sobre os serviços existentes e conheça a vizinhança, afinal, terá que repassar tudo isso aos investidores interessados.
Prepare-se para os questionamentos na apresentação de imóveis e lotes
Com as informações na ponta da língua, qualquer vendedor já se sente mais confiante. Entretanto, é fundamental estar preparado para dúvidas, mais incomuns. Mas como saber? A questão é que você não precisa ser adivinho, mas um bom vendedor sempre pensa nos questionamentos que o cliente terá que fazer. Quanto mais puder refletir sobre as possíveis perguntas, mais fluida será a sua apresentação.
Saiba argumentar com credibilidade
O primeiro momento de conversa com o cliente é sempre o mais importante, pois é ali que você mostra sua postura profissional. Ou seja, aquela ideia de primeira impressão não é bobagem. Mostre que você entende do negócio, dialogue com respeito e saiba ouvir o seu cliente, já que a troca de informações lhe dará mais tempo para argumentar de forma positiva. Cuidado também com a linguagem corporal, e esteja atento aos gestos dos compradores, principalmente quando discutir informações relevantes.
Faça uma exposição visual impecável
Na hora da apresentação, é um diferencial poder contar com recursos gráficos e visuais de qualidade. Então, não economize tempo com o preparo desse material! Junte as melhores fotos dos terrenos e imóveis e mostre ao seu cliente. As pessoas costumam valorizar muito o visual, ainda mais quando está relacionado aos produtos que desejam adquirir. E não importa se a exibição das imagens estiver na tela do computador ou na mesa, o importante é que sejam legíveis e representem as qualidades do bem que está à venda.
Ofereça soluções para o cliente
Mesmo depois de ter praticamente conquistado seu cliente, é bem provável que tenham restado indecisões com relação à negociação. Se, por exemplo, o comprador disser que o preço do bem está um pouco acima do esperado, ofereça soluções que facilitem a sua aquisição. Um bom corretor não deixa de vender por conta de problemas como esse, pois, caso o fizesse, perderia quase todas as oportunidades. E claro, sempre haverá aquele cliente que insiste em contrapropostas, mas você deve ter argumentos suficientes para convencê-lo de que sua oferta é realmente irrecusável.